domingo, 23 de agosto de 2009

Apresentação e economia sustentável

Este blog nasceu do desejo de inibir o consumismo imediato por bens de consumo e serviços. Frequentando algumas feiras de trocas descubrimos a satisfação em adquirir bens sem uso de dinheiro convencional. Não somos experts no assunto mas somos interessados em contribuir com a melhoria do todo. Acreditamos que este seja o futuro de uma economia mais justa e acessível, ou melhor o presente! Que este seja um espaço multiplicador.

Abraços e boas trocas!

O que é economia sustentável?
Economia sustentável: aquela em que as decisões de desenvolvimento, políticas e práticas não destruam os recursos do planeta Terra e sejam implementadas com respeito às várias culturas do mundo.
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Uma das novas teorias de desenvolvimento seria, justamente, a que combina eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.
O que precisa acontecer, para essa "Sustentabilidade" realmente ocorrer, é uma mudança geral de comportamento e estilos de vida, principalmente em padrões de consumo e produção. Pretende-se levar os alunos, e as pessoas em geral, a compreender a complexidade do ambiente resultante das interações nos seus aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais, criando um modo de interpretarem isoladamente esses diferentes elementos no espaço e no tempo, a fim de que futuramente realizem uma utilização mais criteriosa e prudente dos recursos naturais. E, também, que percebam a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social e cultural, favorecendo a participação de todos no momento de conceber e aplicar decisões.

Um comentário:

  1. Gi,
    Q ótima iniciativa.
    Acredito q a tendência deveria ser essa mesmo, melhor para o mundo, melhor p/ todos nós.
    Bju querida!
    FêdaRaedoLu

    ResponderExcluir